Marreco Mandarim Gray

Marreco Mandarim Gray

O Marreco mandarim Gray (Aix galericulata), ou apenas o mandarim, é um pato empoleirado, uma espécie encontrada no leste da Ásia. É de tamanho médio, com 41-49 cm de comprimento e 65-75 cm de envergadura. Como o outro membro do gênero Aix, tem uma relação próxima com o pato-carolino norte-americano.

Descrição

O macho adulto é uma ave impressionante e inconfundível. Tem um bico vermelho, um grande crescente branco acima dos olhos e um rosto avermelhado, bem como "bigodes". O peito é roxo com as duas barras brancas verticais, e os flancos corados, com as duas "velas" laranja na parte de trás.

A fêmea é similar ao pato-carolino fêmea, com um olho-anel branco e tarja a correr  a partir do olho, mas é mais pálida abaixo, tem uma pequena listra branca no flanco, e uma ponta pálida no seu bico.

Tanto os machos como as fêmeas têm cristas, mas são mais pronunciadas nos machos. Os patinhos desta espécie são quase idênticos em aparência aos patinhos-carolino e são muito similares aos patinhos selvagens. Os patinhos podem ser distinguidos dos selvagens, pois a listra nos olhos que é apanágio dos patinhos mandarim (e patinhos carolino) pára nos olhos, enquanto que nos patinhos selvagens chega até ao bico.

Fonte: http://www.encantodasaves.com.br/aves.php?c=4&

Cadastre-se e receba novidades:
2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual